servidores

Aprovadas pela maioria dos vereadores na sessão plenária do dia 28 de abril, as emendas que pediam a retirada das faltas dos servidores do Magistério, da educação infantil e da saúde nas greves e paralisações do ano passado foi vetada pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).

As emendas haviam sido solicitadas pelo Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba) e pelo Sismmac (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba) e apresentadas pela vereadora Professora Josete ao projeto que estabelece o reajuste dos servidores. No entanto, durante a sessão plenária de hoje (8), a maioria dos vereadores votaram pela manutenção do veto do prefeito. Apenas sete vereadores foram contrários à decisão.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Salamuni, argumentou que o pedido de “exclusão de anotações de penalidades da ficha funcional dos servdiores”, como consta no texto da emenda, acrescenta uma matéria estranha ao conteúdo apresentado pelo projeto de lei e extrapola a competência do legislativo. “Se não votarmos a emenda, tranca-se a pauta”, defendeu o vereador.

Falta de vontade política

Para a vereadora Professora Josete, os votos de hoje foram muito mais orientados pelo fator político do que pelo jurídico. “É lamentável a atitude dos vereadores que haviam aprovado esta decisão em primeiro turno e não mantiveram suas posições”.

Josete, que havia defendido o direito de greve dos trabalhadores na época da votação do PL, ainda aponta que outras leis que envolviam os servidores foram aprovadas na Câmara com emendas que retiravam faltas em três oportunidades: 1996, 2001 e 2007. Em sua opinião, a situação demonstra uma cena clara por parte do Executivo: “Falta de vontade política”.

Na sessão de amanhã (9) será votado um requerimento, de iniciativa de diversos vereadores,  que sugere ao Executivo Municipal o abono das faltas previstas nas emendas ao projeto.

Votação

A favor do abono
Chicarelli, Chico do Uberaba, Jorge Bernardi, Noêmia Rocha, Professor Galdino, Valdemir Soares e Zé Maria.

Contra o abono
Aílton Araújo
Aladim Luciano
Aldemir Manfron
Beto Moraes
Cacá Pereira
Carla Pimentel
Cristiano Santos
Dirceu Moreira
Dona Lourdes
Felipe Braga Cortes
Geovane Fernandes
Hélio Wirbinski
Jairo Marcelino
Jonny Stica
Julieta Reis
Mauro Ignácio
Paulo Rink
Pedro Paulo
Pier Patruzzielo
Sabino Picolo
Serginho do Posto

Leave a Comment

Fale com a Jô