Quem é Josete

jô - quem é - menorA sua atuação é exemplo de ousadia, coerência, respeito e dedicação aos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e aos movimentos sociais. Mais do que isso, mulher batalhadora, ela é protagonista de uma bela lição de coragem na Câmara Municipal de Curitiba. Josete Dubiaski da Silva é curitibana. Estudou a vida toda em instituições públicas. Cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual do Paraná. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, onde também se especializou em Organização do Trabalho Pedagógico. Trabalhou como bancária, no extinto Banestado, e, a partir de 1985, iniciou a carreira de professora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Entre os anos de 1987 e 1994 também lecionou na Rede Estadual.

Integrou a equipe que criou o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). Foi presidente do Sismmac e dirigente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Filiou-se ao PT em 1990 e foi eleita vereadora pela primeira vez em 2004, reelegendo-se em 2008 e 2012.

Josete destaca-se pelo trabalho de legisladora, por ser a titular do mandato considerado o mais transparente e combativo de Curitiba, e por desempenhar com muita garra a missão de fiscalizar a Prefeitura e o Legislativo Municipal.

Com a autoridade de quem defende com unhas e dentes a democracia, a voz de Professora Josete ecoa as verdades do povo que os “poderosos” não querem ouvir e o seu trabalho manifesta os anseios da sociedade pela garantia e ampliação de direitos.

Representante de toda a cidade, e não apenas de um bairro ou outro, Professora Josete quer garantir a cidadania e a dignidade de todos os curitibanos.