Ontem (07), nós, vereadoras da Câmara Municipal, pudemos homenagear, em sessão solene, mulheres curitibanas, cidadãs que merecem nosso respeito, admiração e que nos representam, assim como nossos ideais e aspirações. A oportunidade nos foi dada pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Ao todo foram 31 mulheres, das quais quatro foram convidadas por mim: Letícia Lanz, Valdenice Fanini, Vera Karam de Chueiri e Solange Duarte.

Entre apresentações do Coral Paraná, da cantora lírica Marília Vargas e da pianista Clenice Ortigara, pudemos reconhecer, publicamente, a notoriedade dessas mulheres, que tanto fizeram e fazem, em diferentes esferas.

Estas quatro guerreiras são também exemplo dessa resistência, da conquista de espaços, da defesa das minorias, daqueles e daquelas que mais precisam de atenção às suas dificuldades e percalços. Ser mulher, ser transgênera, ser professora, militante ainda é tarefa árdua e o respeito não deveria ser tão debatido, mas natural em nossa sociedade, em nossa época. Fica sempre o apelo e o reconhecimento por aquelas que resistem bravamente às agruras de nosso meio, do modelo em que estamos todas e todos inseridos, e o agradecimento pela nobre e importante participação em nosso evento.

CURRÍCULO DAS HOMENAGEADAS

Letícia Lanz é psicanalista, poeta, escritora e pensadora. Mestra em Sociologia pela UFPR e Especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ, formou-se também em Economia e fez Mestrado em Administração de Empresas na UFMG. Mantém, desde 2006, o “Arquivo Transgênero” (www.leticialanz.blogspot.com.br), um dos sites mais acessados em língua portuguesa para informações, suporte e ajuda em questões transgêneras, expressão de identidades gênero-divergentes e diversidade de gênero. Em 2013, tornou-se a primeira pessoa a receber o prêmio Cláudia Wonder, concedido por Entidades de Defesa das Pessoas Transgêneras do Estado de São Paulo, como foi também, em 2014, a primeira pessoa transgênera a obter o grau de Mestre pela Universidade Federal do Paraná.

33187449371_a47350889f_z

Valdenice Fanini é Agente Social do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da população em situação de rua e catadores de materiais recicláveis. É Educadora Popular pelo Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), Coordenadora Municipal do Movimento Nacional da população em situação de rua e Conselheira Municipal de Assistência Social. Atua na linha de frente, participa de atividades de mapeamento da população em situação de rua, faz encaminhamentos e lidera projetos sociais voltados ao empoderamento de mulheres em situação de rua, para fomentar a construção de uma identidade protagonista, por meio de ações que estimulem a superação da condição de vulnerabilidade.

33315342915_4e8b7d3b94_z

Vera Karam de Chueiri é a primeira Diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. É graduada em Direito pela UFPR, tem mestrado em Direito pela UFSC e em Filosofia pela New School for Social Research e doutorado em Filosofia pela New School for Social Research. Atualmente, é professora associada de Direito Constitucional do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFPR e coordena o Núcleo de Constitucionalismo e Democracia do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD).

33274576646_9422a8a227_z

Solange Duarte é Coordenadora Executiva da Rede Mulheres Negras. Graduada em Matemática pela PUC, Especialista em História e Filosofia da Ciência com Ênfase para Magistério Superior e Mestra em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UFPR – Setor Litoral. É Coordenadora da Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e foi paratleta de natação pelo Instituto Reagir de Paradesporto entre os anos de 2010 e 2015.

33274576196_06991b8812_z

Fotos: Chico Camargo/CMC

 

Leave a Comment