Estive reunida na noite da última segunda-feira (30) com mais de 80 militantes para discutir sobre as eleições para Câmara e Senado, sobre a recusa petista em votar em representantes golpistas. Os deputados federais nos apoiaram e defenderam uma candidatura única do bloco de esquerda. Já os senadores se dividiram. É lamentável o posicionamento do Senado, que não compactua com os ideais do partido, fazendo com que tenhamos de iniciar movimentos para impedir que golpistas tomem o poder. De qualquer forma, vencemos. A maioria da bancada tomará a mesma medida da Câmara dos Deputados, consolidando o desejo da militância petista.

Por 7 votos a 3, a decisão do Senado consistiu em liberar o voto da bancada. Votos a favor: senadores Humberto Costa (PE), José Pimentel (CE), Paulo Paim (RS), Angela Portela (RR), Paulo Rocha (PA), Jorge Vianna (AC) e Maria Regina Souza (PI). Contrários: senadores Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Fatima Bezerra (RN).

Dos dez senadores petistas, seis assumiram compromisso de votar contra o golpista Eunicio Oliveira (PMDB-CE): os três que foram contra a liberação da bancada, mais Maria Regina Souza, Angela Portela e Paulo Paim. Votarão a favor de Eunicio e contra a militância: Humberto Costa, Paulo Rocha, Jorge Vianna e José Pimentel. Esse último parlamentar deverá ser eleito primeiro secretário da mesa do Senado.

Na reunião municipal, do dia 30, a discussão foi em torno da reorganização do PT, da retomada das origens do partido, no sentido de unir nossos militantes em ações de resistência, da luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos de mais momentos como esse, em que se dialogam sobre posicionamentos coletivos adequados, que representam os cidadãos e cidadãs e nunca a vontade individual dos parlamentares ou da bancada. Juntos somos mais fortes e resistimos! Petista que é petista não vota em golpista!

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/blog/brenoaltman/277972/Bancada-petista-no-Senado-libera-vota%C3%A7%C3%A3o-para-a-Mesa.htm

Leave a Comment

Fale com a Jô