Na última segunda-feira (02), foram eleitos Presidente, Secretários, vice-presidentes e demais cargos para compor a Mesa Diretiva da Câmara Municipal, sendo o vereador Serginho do Posto (PSDB) o principal ocupante. Dos 38 parlamentares, apenas a Professora Josete e Noemia Rocha (PMDB) não votaram nele por entenderem que as propostas deveriam ter sido apresentadas antes da eleição. Indicado pelo maior bloco parlamentar, que concentra 25 dos 38 vereadores, não teve concorrentes na candidatura.

Josete destaca que esse posicionamento não é incomum para a escolha da Mesa: “Infelizmente, com raras exceções, durante os processos de escolha discute-se uma proposta ou plataforma para os dois anos de mandato. O debate limita-se à negociação de cargos. Nestas eleições repete-se esta prática, em que o candidato à presidência não apresenta oficialmente uma proposta para a gestão, quais serão suas ações para o fortalecimento da Instituição Câmara Municipal de Curitiba, quais seus compromissos com a população de Curitiba no debate e fiscalização das políticas públicas, na fiscalização do orçamento público”.

A Vereadora reforçou aos eleitos o pedido para a implantação da TV Câmara, que é um espaço importante para que a população possa acompanhar a atuação das vereadoras e vereadores. Aliada a essa solicitação, ressalta a necessidade do fortalecimento da Escola do Legislativo, imprescindível na qualificação dos servidores da casa e dos assessores parlamentares, por meio de cursos, seminários e palestras, podendo ainda atuar como ponte entre a instituição e a população, contribuindo para a construção de um vínculo entre eles, além de estimular a participação popular, que ainda é incipiente. Professora Josete enfatiza: “Os parlamentares possuem um papel fundamental no fortalecimento da Democracia Participativa. É dever fomentar e propiciar o debate entre o Legislativo e cidadãos”.

31995511066_b590379e67_o
Fotos: Chico Camargo/CMC

Leave a Comment