Direito_Coletivo-12
Edésio Passos dará nome a logradouro público: Foto: Itaipu Binacional

O nome de Edésio Passos ficará marcado para sempre em um logradouro público de Curitiba. O projeto, de iniciativa da vereadora Professora Josete, que homenageia o ex-deputado federal, falecido no dia 9 de agosto de 2016, aos 77 anos, foi aprovado hoje (05) na Câmara Municipal de Curitiba. Após a votação em segundo turno, que deve ocorrer amanhã, o projeto segue para sanção do prefeito.

Edésio Passos era um dos mais destacados advogados trabalhistas do país. Especializado em direito do trabalho e direito sindical, fundou a Associação dos Advogados Trabalhistas do Brasil em 1979. Em 1980, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e, até 1982, foi secretário-geral do PT no Paraná. Em 1990, foi eleito deputado federal. Após ser nomeado para o Conselho Administrativo da Usina Hidreláetrica de Itaipu Binacional, chegou ao cargo de Diretor Administrativo da Usina em 2004.

“Essa pequena homenagem mostra o reconhecimento de toda a sociedade perante a trajetória profissional, política e pessoal de Edésio Franco Passos. Quem teve a oportunidade de o conhecer pôde constatar o grande ser humano que era”, disse Josete ao defender o projeto. Um dos filhos de Edésio, André Passos, ex-vereador de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores e também advogado trabalhista, esteve presente na sessão e agradeceu a homenagem em nome da família. “Agradeço a Josete e aos vereadores e vereadoras, que nos honram com esse gesto”, afirmou.

Reconhecimento

Mirian Gonçalves, professora Josete e André Passos. Foto: Bruno Zermiani
Mirian Gonçalves, professora Josete e André Passos. Foto: Bruno Zermiani

A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT), também esteve presente na sessão e destacou a influência de Edésio Passos na sua formação profissional. “Após esse período na Prefeitura, eu volto a exercer a advocacia em defesa de trabalhadoras e trabalhadores, como o Dr. Edésio me ensinou”, afirmou.

Diversos vereadores prestaram suas homenagens e apoiaram o projeto. “Edésio Passos salvou diversas famílias quando as defendeu no momento em elas mais precisavam”, disse o vereador Jairo Marcelino (PSD). Já Tico Kuzma (PROS) lembrou dos anos em que foi vereador ao lado de André Passos, elogiando a formação do caráter do ex-vereador. “O fruto não cai longe do pé”, afirmou. O vereador Paulo Salamuni (PV) finalizou as homenagens ao relembrar histórias de Edésio Passos e suas importância na política paranaense.

Leave a Comment