onibus curitiba

Durante o pequeno expediente desta terça-feira, 17 de novembro, a vereadora Professora Josete utilizou a tribuna da Câmara Municipal para manifestar apoio à Pesquisa Origem e Destino, para o transporte público.

A Pesquisa Origem e Destino é uma reivindicação dos movimentos sindical e social que o mandato da Professora Josete defende há anos. Ela é fundamental para planejar a mobilidade na cidade, porque ela mede como as pessoas se locomovem. Seja de transporte coletivo, veículo próprio, bicicleta ou a pé.

O custo da pesquisa é de R$ 6 milhões, financiado em parte pela Agência Francesa de Desenvolvimento, que aportará R$ 1,5 milhão. Será realizada em 14 municípios da Região Metropolitana, pesquisando 16 mil domicílios para avaliar os deslocamentos da população, a oferta de transporte público e a infraestrutura.

Em uma segunda etapa serão levantados o número, a velocidade e o trajeto percorrido pelos veículos. Serão levantadas também quantas pessoas transitam a pé.

A terceira etapa compreende a pesquisa de opinião para ouvir a população sobre qualidade e satisfação com o transporte coletivo, sistema viário e trânsito, problemas enfrentados e trajetos não atendidos.

Para Professora Josete, esta pesquisa deveria ter sido realizada no início da década para subsidiar a licitação atual, o projeto do metrô e toda a discussão sobre mobilidade que acabamos de fazer no Plano Diretor. “Infelizmente não tivemos esse fundamental subsídio para nos orientar nas decisões sobre mobilidade que votamos recentemente nesta casa”, afirmou Josete.

O levantamento que deve iniciar em janeiro de 2016, com prazo para entrega dos resultados até 18 meses após assinatura do contrato.

Leave a Comment