Na tribuna, a vereadora defendeu o texto aprovado na primeira votação, que previa a audiência pública
Na tribuna, a vereadora defendeu o texto aprovado na primeira votação, que previa a audiência pública

O plenário da Câmara Municipal foi surpreendido na manhã desta terça-feira, 3 de novembro, por emendas que retiram a participação popular no Plano Diretor de Curitiba. O projeto de lei foi aprovado na segunda votação.

O proposta original previa a realização de audiência pública para a comunidade que sofre impacto de obras se posicionar antes de sua construção. O texto aprovado nesta terça-feira por 30 votos contra 4 trocou a audiência pública por uma genérica possibilidade de manifestação da comunidade.

Em sua explanação na tribuna, a vereadora Professora Josete defendeu a participação popular por meio de audiência pública. Ela lembrou que as políticas públicas historicamente privilegiam os interesses econômicos, prejudicando os interesses da população.

Um exemplo citado pela vereadora foi o projeto de polos da Linha Verde. Sob o argumento de preservar o Jockey Clube, sua área foi incluída no setor sul da via, que estava em fase de urbanização. A lei está sendo usada para a cessão do espaço para a construção de um shopping center.

Ela lembrou os impactos que os shoppings centers causaram na mobilidade e no meio ambiente. Este último caso inclui o Shopping Barigui, construído em zona de várzea, cuja ocupação resulta em enchentes em outros locais.

Leave a Comment