Uma nova pesquisa têm surpreendido as redes sociais ao mostrar que, entre outros números, 48% dos brasileiros acreditam que é errado uma mulher sair sem a companhia do namorado, marido ou ficante. Entretanto, não é de hoje que os dados da violência contra a mulher no Brasil – seja física ou psicológica – são alarmantes. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2014 aponta que 50.320 casos de estupro foram registrados no Brasil em 2013, praticamente os mesmos números de 2012, quando foram registrados 50.224 casos.

A situação fica ainda pior porque, segundo estatísticas internacionais, apenas 35% dos estupros são registrados. Com isso, estima-se que o Brasil possa ter tido no ano passado o absurdo número de 143 mil estupros. Uma pesquisa do IPEA, feita também em 2013, estima que a situação pode ser ainda pior. A partir das respostas do Sistema de Indicadores de Percepção Social, que continha algumas questões sobre violência sexual, o instituto estima que 0,26% da população brasileira sofra violência sexual a cada ano, o que representa 527 mil tentativas de estupro ou estupros consumados no país.

Apesar de não ser um crime praticado exclusivamente contra mulheres, as vítimas do sexo feminino são a esmagadora maioria. Dados do IPEA de 2011 apontam que 88,5% das vítimas são do sexo feminino, e mais da metade tinha menos de 13 anos de idade.

Paraná

Dos casos registrados, o Paraná é o terceiro estado com mais estupros no país em números absolutos, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Foram 3.584 casos no estado. No Rio houveram 5.613 e em São Paulo, 12.057. A situação é um pouco menos pior quando é considerada a taxa de estupros a cada 100 mil habitantes. O Paraná fica em 11º lugar, com uma taxa de 32,5 estupros.

Leave a Comment

Fale com a Jô