O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC) apresentou aos vereadores um workshop sobre o novo Plano Diretor da cidade nesta quarta-feira (26). O objetivo do instituto é ampliar a discussão do plano para toda a sociedade. O documento, que prevê alterações e melhorias em áreas como habitação e transporte, deve ser discutido e finalizado neste ano, 10 anos depois de sua última atualização.

Presente no evento, a vereadora Professora Josete destacou a importância de o plano contemplar os moradores da periferia. “Muitas vezes o poder público age com muito mais boa vontade em relação aos grandes empreendedores do que com a população mais pobre”, criticou.

De acordo com o presidente do IPPUC, Sérgio Povoa Pires, a intenção é que este seja um plano para todos, por isso o interesse em expandir o debate tanto para a Câmara quanto para toda a comunidade, através de órgãos municipais, conselhos setoriais, Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) e sociedade civil organizada.

Transporte público e ciclistas

A respeito do atual momento do transporte público de Curitiba, Pires garante que, no que diz respeito ao IPPUC, todos os esforços estão sendo feitos para que haja uma evolução permanente na qualidade do sistema. “Eu acredito que a vida é feita de melhorias contínuas, e é isso que estamos fazendo em relação ao transporte público da cidade. Temos todos os desafios possíveis no IPPUC, e este é mais um deles”, apontou.

O presidente do instituto também deixou claro que a ideia da atual gestão é garantir um espaço condizente com a demanda dos ciclistas em Curitiba. “Nossa intenção é que o uso da bicicleta seja tanto para o lazer quanto para o dia a dia. Nas pesquisas que realizamos acerca da ciclovia que está sendo instalada na Avenida Sete de Setembro, 67% das pessoas respondeu que usará o espaço para o trabalho e os estudos. Estamos trabalhando para que esse modal seja usado para todos os fins”, esclareceu.

Leave a Comment