Representante da Câmara de Curitiba na Comissão de Auditoria da Urbs, a Professora Josete (PT) apresentou, na sessão desta segunda-feira (21), balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo. A vereadora, que também compõe a CPI do Transporte Coletivo, anunciou que será lançado, até a próxima semana, edital para a contratação de auditoria independente.

A previsão é que a auditoria externa apresente suas conclusões, referentes ao sistema de transporte e às operações do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUc), em até 60 dias. O objetivo, disse Josete, é que o estudo sem a presença de funcionários da Urbs “garanta a transparência do processo”. Serão analisados, dentre outros itens, os contratos de concessão e a composição da tarifa técnica – com a identificação de alternativas para a diminuição do valor, hoje em R$ 2,99.

“A Comissão de Auditoria já teve um relatório parcial, apresentado no início de setembro, com foco na licitação do sistema. Temos que reconhecer o esforço da atual diretoria da Urbs”, declarou a vereadora. Ela afirmou que o grupo concentra-se em questionamentos quanto ao valor do óleo diesel, aos ônibus híbridos, ao fornecimento de chassis e à integração com a Região Metropolitana, dentre outros temas.

Também há trabalho de cooperação com as prefeituras de outras capitais, para a troca de informações. A Comissão de Auditoria foi instituída em maio, por determinação do prefeito Gustavo Fruet.

Informações da Câmara Municipal de Curitiba

Leave a Comment

Fale com a Jô